Jovens de Camboriú concluem aulas de curso de empreendedorismo


Divulgação


 
Aulas do programa Inova Jovem trataram assuntos como pesquisa de mercado, criação de marca, entre outros tópicos. Jovens passarão por manutenção à distância pelos próximos 90 dias

 
Jovens de Camboriú concluíram na sexta-feira, dia 11, as aulas do curso de empreendedorismo ofertado gratuitamente pelo programa Inova Jovem, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município. Os moradores participaram de cinco encontros presenciais, no quais foram abordados temas que vão desde a criação da marca do negócio até recursos humanos. Os empreendedores, já certificados, terão 90 dias de atendimento à distância.
 
As aulas do curso de empreendedorismo foram ministradas por profissionais da Agência Besouro, ligada ao Inova Jovem. Dentre os assuntos tratados durante os encontros estão o cálculo de gastos e lucros do empreendedor, situações que podem influenciar de forma negativa ou positiva, publicidade e relacionamentos, a importância da pesquisa de mercado, entre outros. Logos foram produzidas para os negócios de cada aluno.
 
O tutor do Inova Jovem, Matheus Rosário, explica que as aulas fazem parte de um plano de negócio, planejado com base nas necessidades dos empreendimentos. “Os assuntos abordados são carências diárias. Muitas vezes, nós não sabemos organizar os gastos ou o tempo”, justifica. “Durante a incubação, os alunos poderão entrar em contato com a agência por meio dos canais oficias para atendimento. Além disso, a cada 30 dias serão realizados encontros. Nesse período, iremos verificar o que os pequenos e micro empreendedores estão desempenhando do plano de ação e orientá-los”, comenta.
 
Silvana Calvetti, de 28 anos, mora no bairro Taboleiro e é maquiadora profissional há 6 anos. “Compreender o cenário em que estou inserida me ajudou a ter uma perspectiva diferente, quebrou tabus pessoais e me fez confiar nos resultados. Agora irei estruturar a parte de planejamento interno e pretendo fazer uma prospecção de venda para os próximos três meses”, compartilha.
 
Assim como Silvana, outros jovens já concluíram as aulas com o próprio negócio em andamento. “Temos salão de beleza, empresa de aplicativos online. O curso do Inova Jovem proporcionou uma construção muito grande de ideias. A partir de agora, os alunos veem o negócio com mais possibilidade de crescimento dentro da sociedade”, analisa a coordenadora do Programa Jovem Aprendiz do município, Osnilda Monteiro de Lima.

Prefeitura de Camboriú

14/05/2018


© 2017 Camboriú On-line. Todos os direitos reservados.