Saúde de Camboriú promove ação de sensibilização sobre HIV/Aids nesta sexta-feira  


Prefeitura de Camboriú


Testes rápidos, panfletos educativos e preservativos serão oferecidos à comunidade na Praça das Figueiras. Ação é realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids
 
A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT), irá realizar uma ação de sensibilização nessa sexta-feira, dia 1° de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Testes rápidos para detecção de HIV serão ofertados aos munícipes, entregues panfletos educativos e preservativos, além de repassadas orientações de prevenção. A ação será realizada na Praça das Figueiras, das 9 às 15 horas.
 
Moradores interessados em fazer a testagem devem apresentar um documento oficial com foto. A coordenadora do CEDIT, Gabriela Garcia Torres Pereira, comenta que a ação visa sensibilizar a população dos riscos de contaminação com o vírus, além de marcar a data internacional de prevenção à doença. “É necessário frisar sempre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais, ainda mais com os índices atuais de casos de infecções sexualmente transmissíveis. Todas as pessoas que já tiveram ao menos uma relação sexual o uso do preservativo, devem realizar o teste rápido. Só com o uso de preservativos que vamos prevenir o contágio da doenças e das demais DSTs”, reforça.
 
Em Camboriú, os novos casos de HIV chegam a 93 registrados neste ano. Jovens e adultos, entre 20 e 34 anos, são os com maior incidência de casos. Como forma de controle e prevenção, durante o mês de dezembro, todas as Unidades de Saúde de Camboriú irão intensificar a realização de testes rápidos – para detecção também de Sífilis e Hepatites B e C.
 
“Vivemos um cenário preocupante em todo o país. Os casos de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis só aumentam. Os moradores precisam deixar a vergonha de lado, abandonar preconceitos e procurar a Unidade de Saúde do bairro onde moram. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficiente será o controle e o tratamento das doenças”, pontua o secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos.
 
Os testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos bairros, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas. Em casos de resultado reagente, o morador passa por um exame confirmatório e, se confirmado o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o programa DST/Aids, no CEDIT, e então inicia o acompanhamento. No Centro, inicia-se o acompanhamento com profissional e o tratamento com medicamentos. Além disso, também são realizadas coletas para exames e acompanhamento psicológico na unidade especializada.

 

Prefeitura de Camboriú

30/11/2017


© 2017 Camboriú On-line. Todos os direitos reservados.