Professores de Camboriú concluem capacitação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa


Prefeitura de Camboriú


 
Certificado de conclusão do curso foi entregue nessa segunda-feira, dia 11, a docentes do pré-escolar ao 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino

 
Professores de escolas municipais de Camboriú foram certificados na tarde dessa segunda-feira, dia 11, pela capacitação sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A entrega dos certificados foi realizada na sede da Secretaria de Educação e contou com a apresentação de dança de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Rio do Meio e a leitura de uma homenagem aos presentes.
 
O PNAIC é um programa nacional que busca alfabetizar crianças até os 8 anos de idade. A capacitação no Pacto foi realizada com 68 professores da pré-escola ao 3° ano, entre os meses de setembro e dezembro – por meio de encontros semanais. Dentre as atividades desempenhadas estão leituras, apresentações de vídeos e debates sobre a alfabetização na perspectiva do letramento e o ensino da matemática.
 
“Esse curso é primordial para a docência de Camboriú. A capacitação possibilita o aprendizado de novas ferramentas, além de aprimorar aquelas que as professoras já possuem para o processo de alfabetização. O conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente”, salienta a coordenadora municipal do PNAIC, Paula Reis.
 
A formadora do PNAIC e professora efetiva de Camboriú, Ilcirene Reis Machado, acredita que a recepção das participantes do curso foi positiva. “Todas estavam à vontade com as atividades realizadas e mostravam-se dispostas a aprender. Toda a capacitação foi bem produtiva e o resultado é claro no número de profissionais certificadas”, comenta. Angelena da Silva e Mirian Regina Justo também atuaram como formadoras, após preparo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
A professora do CEI CAIC, Solange Umbelino dos Santos, de 47 anos, leciona há mais de 10 anos e busca sempre se aperfeiçoar. “Acho que o Pacto proporciona a troca de experiências entre as professoras e o desenvolvimento de novos conhecimentos. Nós precisamos estar em constante reciclagem, sempre em prol do melhor para o nosso aluno”, finaliza.

Prefeitura de Camboriú

12/12/2017


© 2017 Camboriú On-line. Todos os direitos reservados.