Balneário Camboriú adere à campanha Mares Limpos, da ONU, nesta sexta-feira


Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú assinará, nesta sexta-feira (08), em Balneário Piçarras, o Termo de Adesão à campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente. A campanha prevê ações, ao longo de cinco anos, para conter a presença de plásticos nos oceanos.

A assinatura será às 15h30, durante o Seminário Regional Oceano sem Plástico, que ocorrerá no auditório do Museu Oceanográfico da Univali. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Outras prefeituras da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) também irão aderir à campanha.

O lixo marinho, principalmente o plástico, é um problema mundial e uma ameaça a todas as formas de vida do planeta. Pelo fato de serem fragmentados em partes microscópicas, as quais circulam e se acumulam em diversas zonas dos oceanos, os materiais plásticos são a maior fonte de poluição aos ecossistemas marinhos. Conforme estimativas da ONU Meio Ambiente, cerca de 600 espécies de animais marinhos já sofrem com a ingestão de plástico, e, até 2050, cerca de 99% das aves marinhas terão ingerido o material.

“Balneário Camboriú está se juntando a essa campanha, que é internacional. O problema da quantidade de lixo marinho produzido é grave no mundo inteiro. Já estamos providenciando os materiais informativos da campanha”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Ao firmar o compromisso com a Mares Limpos, Balneário Camboriú adotará medidas como a publicação de leis, em conjunto com municípios vizinhos, para criar uma política regional de combate ao lixo no mar. O Município também fará campanhas de educação ambiental, fomentará a iniciativa privada a realizar práticas sustentáveis para a redução do lixo marinho e diminuirá o uso de plástico nas atividade do Poder Executivo.

Prefeitura de Balneário Camboriú

07/06/2018


© 2017 Camboriú On-line. Todos os direitos reservados.